Arquivos

Na ponta da África do Sul

Foi amor à primeira vista. A beleza da Cidade do Cabo salta aos olhos. Imagine o Rio ou Vitória com poucos prédios, calçadas limpas, trânsito organizado e sem poluição. Isso mesmo, sem poluição!  A cidade deveria ser receitada como tratamento médico para quem sofre de asma, bronquite e outras doenças respiratórias. A pureza do ar…

Atitude H

A Comissão de Educação do Senado estuda possíveis novas mudanças ortográficas no Português. Um exemplo é o uso da letra Z nas sílabas com som za, ze, zi, zo e zu. Assim, na frase (“fraze”) anterior, duas palavras seriam modificadas: “exemplo” e “uso”. Há sugestões de mais estranheza, ainda: eliminar vogais e consoantes não pronunciadas,…

Augusto dos Anjos não há nas calçadas de Vitória

(Por Eduardo Selga) Aqui, no centro de Vitória, tenho caminhado inutilmente pelo deserto: em todo o perímetro urbano nenhuma livraria robusta. Apenas decrepitudes e sebos. Esse mofo contemporâneo afeta a cidade como um todo: está a cada dia mais difícil encontrar nos olhos transeuntes o brilho que ultrapasse o prosaico e encontre outras belezas. Há…

Isabela quer conhecer o mundo

É uma manhã de domingo no Moema. Desta vez, São Paulo não está cinzenta. No desjejum, saboreio as guloseimas que o hotel me oferta neste dia. O local onde estou tem uma posição especial, da qual posso observar cada indivíduo tomando o café da manhã. Sentada na mesa da lateral, logo à frente da minha,…

Geladeira que ajuda a emagrecer

É ou não o sonho de consumo de muitos fofos? A novidade está chegando ao Brasil e deve custar em torno de R$ 7.000,00. Verdade que, muitas famílias, se pagarem esse valor por um eletrodoméstico, pouco vai sobrar no orçamento para as compras do mercado. E isto, de certa forma, pode refletir na balança. Mas…

Sua Majestade a burocracia

(Por Maria Francisca) Galeano conta que, no tempo da ditadura no Uruguai, um preso político foi punido com cinco dias sem recreio e sem visitas, por ter violado o regulamento. E o coronel que aplicou a punição tinha absoluta certeza de que a norma era clara: os presos deveriam caminhar em fila com as mãos…

No toalete feminino

Atire a primeira pedra quem nunca entrou, por engano, em toalete do sexo oposto. Comigo, já aconteceu mais de uma vez. Na última, lembro-me de estar lavando as mãos, tranquilamente, e levar um susto ao ver, refletida no espelho, a imagem de um homem. E meu primeiro pensamento foi: “Coitado! Ele entrou no banheiro errado”.…