Arquivos

Cecchina, a Guru

Enquanto muitos colegas viajam para Índia, Nepal ou qualquer outro canto, em busca de um guru, o meu… Quero dizer: a minha veio ao meu encontro. Quando a vi pela primeira vez, levei um susto. Fiquei ressabiada. Ela estava parada na porta me olhando atentamente. Mas, só fui percebê-la depois. Tinha ido conhecer o Norte…

Vale de lama

No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.   No meio do caminho tinha uma flor, uma árvore. Tinha uma flora no meio da mata. No meio da mata, tinha uma vaca, um cavalo. Tinha uma fauna no meio do vilarejo. No meio do vilarejo, tinha uma casa, uma…

Um inseto no museu

Ao deixar a sala de exposições temporárias do Museu Nacional de Belas Artes, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, dirigia-me à porta de saída quando uma cena me chamou a atenção. Um homem, agachado ao chão, tentava resgatar um bichinho. Aproximei-me e ele me mostrou o inseto. Sobre um folheto de divulgação do…

Neste Lado

No apagar das luzes de 2015, assisti ao belíssimo filme “Para o Outro Lado”, duas vezes. Só na segunda, percebi toda a sutileza e sensibilidade do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa ao tratar de tema tão delicado: a morte. Na história, os mortos circulam pelo mundo dos vivos como se fosse uma coisa perfeitamente natural: andam…

Bolas de Fogo

    Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. (José Saramago)   Sinal amarelo: atenção! A vontade é de acelerar o carro. Não dá. Fico na primeira fila. Sinal vermelho, trânsito fechado, cena aberta. O garoto surge com o rosto maquiado e pedaços de madeira ainda mais coloridos. Ateia fogo às extremidades dos tocos…